(41) 3229-3336 | (41) 99778-2908 | (41) 99938-1443 desentupidoratotal@hotmail.com

A IMPORTANCIA DE REALIZAR A LIMPEZA DE CAIXAS DE GORDURA EM RESTAURANTES

29 de novembro de 2021

WHATSAPP

A importância de realizar a limpeza de caixas de gordura em restaurantes

Uma questão legal, a manutenção da caixa de gordura representa maior segurança para o negócio e para as pessoas

As caixas de gordura são essenciais para o sistema hidráulico, porque são responsáveis por prevenir entupimentos, uma vez que fazem a separação dos dejetos provenientes da cozinha. O equipamento funciona com um sifão que retém a gordura, impedindo a sua circulação pela tubulação. A duas câmaras da caixa são separadas por um septo fixo.

Se a manutenção e limpeza da caixa de gordura é essencial para residências, imagine para empresas e, especialmente, restaurantes. Nestes estabelecimentos, a cozinha produz maior volume de dejetos gordurosos provenientes da louça, talheres e panelas, por exemplo. Depois de limpá-los na pia, tudo o que foi descartado precisa ser eliminado de alguma forma, e não pode ir diretamente para o esgoto.

É na caixa de gordura que a separação ocorre, assim, apenas a água vai para o esgoto e a gordura fica retida. Além de contribuir para que os canos não entupam. Mas há uma capacidade limitada para esse dispositivo que precisa passar por limpeza periódica, evitando transbordamentos indesejados e outros transtornos. Para que o trabalho seja realizado com maior eficiência, é importante contar com uma empresa especializada em limpeza de caixas de gordura, veja o porquê.

Motivos para escolher um especialista

Os transtornos mais comuns causados pela falta de manutenção na caixa de gordura são: transbordamento, entupimento, lento escoamento da água na pia, mau odor e atração de pragas. Por isso, é importante prestar atenção na velocidade de escoamento da água na pia, pois pode ser um indício de entupimento.

Caso isso ocorra, é essencial contar com uma desentupidora especializada, uma vez que as obstruções podem ser profundas. Nesses casos, é necessário empregar equipamento específico e conhecimento técnico para realizar o desentupimento da caixa de gordura. Além da sucção de resíduos, é necessário limpar a tubulações.

A caixa de gordura é um ambiente cheio de vetores e patógenos. Por isso, uma pessoa despreparada pode acabar contaminando a si e ao ambiente. Também pode acabar por danificar o equipamento, gerando um problema ainda maior.

Importância de realizar a limpeza

Além dos riscos à rede hidráulica mencionados anteriormente, não realizar a limpeza da caixa de gordura com a frequência adequada pode representar riscos para a saúde, especialmente quando o assunto é restaurante.

Estabelecimentos que trabalham com o preparo e venda de alimentos, podem afetar um grande número de pessoas. Entre as consequências da falta de limpeza estão a contaminação de alimentos, em decorrência da atração de pragas como roedores e baratas.

O retorno de esgoto e dejetos é uma possibilidade quando a caixa de gordura fica sobrecarregada. Imagine se isso ocorre durante o horário de funcionamento. É um duplo transtorno, tanto pela solução da questão em si, quanto pela perda de um período de trabalho. Por isso, a manutenção preventiva e agendada no momento mais conveniente para o estabelecimento, é o melhor caminho.

Por fim, há também uma legislação a ser seguida por estabelecimentos comerciais. A falta de limpeza da caixa de gordura e suas consequências, pode acarretar em multas e processos aplicados por órgãos públicos de segurança.

A manutenção e desentupimento de caixas de gordura devem ser sempre realizados por empresas certificadas e qualificadas. Por isso, conte com uma equipe especializada em limpeza de caixas de gordura, fale com a Hidro Total.

Outros Artigos

O que devo saber para contratar uma desentupidora?

O que devo saber para contratar uma desentupidora?

Seja em uma urgência ou para ações preventivas, conte com uma desentupidora confiável. Pia, ralo, esgoto, encanamento, caixa de gordura e vaso sanitário são coisas às quais prestamos pouca ou nenhuma atenção. Até que surja algum problema. Nessas horas, percebemos a...

ler mais
Para onde são levados os resíduos retirados de uma fossa?

Para onde são levados os resíduos retirados de uma fossa?

Para onde são levados os resíduos retirados de uma fossa? Entenda porque a destinação correta é importante e como ela é feita. Possivelmente você já tenha ouvido falar em fossa séptica. Mas é provável que não conheça a diferenciação entre esse dispositivo e o tanque...

ler mais
Orçamento Online
Fale Conosco