(41) 3229-3336 | (41) 99778-2908 | (41) 99938-1443 desentupidoratotal@hotmail.com
Como funciona a corrosão de tubos?
30 de dezembro de 2022

WHATSAPP

DESENTUPIDORA HIDROTOTAL, DESENTUPIMENTO E TROCA DE TUBULAÇÕES

Como funciona a corrosão de tubos?

Os tubos não duram para sempre. Mesmo os tubos de cobre, apesar de sua vida útil de mais de 50 anos, desenvolvem corrosão ao longo do tempo e em certas condições. Como a corrosão dos canos afeta o encanamento e a água da sua casa? E como você evita que seus canos corroam?

A corrosão afeta diferentes tipos de tubos de maneiras diferentes. A corrosão de tubos de ferro fundido parece diferente da corrosão de tubos galvanizados e pode ser causada por vários fatores. Resumindo: queremos que seu encanamento e a água que você bebe sejam seguros.

Quais são as causas da corrosão do tubo?

A corrosão é uma troca eletroquímica de elétrons. Isso significa que o metal em seu tubo perde elétrons devido ao contato com outra substância. Esse desgaste ao nível molecular torna-se crescente e, eventualmente, leva à ferrugem, entupimentos e vazamentos.

Aqui estão algumas das causas mais comuns de corrosão em tubos de metal:

  • PH baixo. Um PH baixo (menos de 7) indica que sua água é ácida. A água ácida pode dissolver os canos por dentro e é uma causa comum de corrosão dos canos de cobre.
  • Oxigênio alto. Um nível mais alto de oxigênio em sua água pode acelerar a oxidação ou ferrugem. A ferrugem não controlada que se acumula ao longo do tempo corroerá e bloqueará seus canos.
  • Propriedades da água. O alto teor de minerais em água dura pode causar calcificação e levar ao acúmulo de minerais. Metais na água podem causar corrosão galvânica onde os elétrons são transferidos de metais com alta contagem de elétrons para metais com menos elétrons.
  • Correntes elétricas. Uma corrente elétrica não aterrada pode percorrer um tubo de cobre e estimular uma reação corrosiva.
  • Alta velocidade. A água que viaja em alta velocidade, especialmente água quente, pode desgastar seus canos prematuramente.

 Como a corrosão da tubulação afeta minha água?

Dependendo do tipo de canos que você possui, a corrosão afetará sua água de maneiras diferentes. Esses efeitos podem incluir:

  • Descoloração
  • Turbidez (nebulosidade)
  • Gosto amargo
  • Mau cheiro
  • Problemas de saúde

Os canos de ferro enferrujam e eventualmente entupiram. O ferro adicional em sua água pode resultar em água de cor avermelhada. Embora o ferro adicionado não represente um risco à saúde, o sabor pode ser desagradável.

Os canos de cobre podem produzir água de cor azul ou manchas de água. Esta cor azul indica a presença de cobre em sua água devido à corrosão. Muito cobre pode causar problemas de saúde que levam a danos no fígado ou nos rins. Felizmente, o problema é visível bem antes de se tornar um risco à saúde.

Tubos de plástico e PVC resistem à corrosão, mas por serem um material mais novo, não há muitos dados sobre suas propriedades a longo prazo. O principal risco de corrosão está ao longo das juntas e conectores onde são usadas peças de metal ou borracha.

Tubos de chumbo são extremamente perigosos quando corroídos. O chumbo na água pode causar sérios problemas de saúde, especialmente em crianças. Se você tiver encanamento de chumbo em qualquer lugar de sua casa, substitua-o imediatamente e não beba água.

Como a corrosão do tubo afeta meu encanamento?

A corrosão da tubulação de água dentro de sua casa pode criar inúmeros problemas, incluindo:

  • Baixa pressão de água
  • Vazamentos
  • Furos
  • Rompe
  • manchas de ferrugem
  • aparelhos danificados

À medida que seus canos são corroídos, eles podem desenvolver pequenos orifícios ou rachaduras que eventualmente levam a grandes rupturas e inundações. A corrosão interna pode diminuir a pressão da água ou entupir as torneiras e o aquecedor de água. A ferrugem pode manchar sua pia.

Se você notou pressão de água mais baixa, contas de água mais altas e água turva ou descolorida, provavelmente tem corrosão em algum lugar da sua casa. Os tubos podem se tornar finos ou quebradiços sem evidência visual.

Como prevenir tubos corroídos

Peça a um encanador certificado para verificar seus canos para garantir que estejam seguros e funcionando corretamente. Esta é a melhor maneira de ter certeza de que a corrosão não está destruindo seu encanamento e de manter a água saudável em sua casa.

Se a água for um problema, faça um teste de Índice de Saturação de Langelier (LSI) para determinar o que está causando a corrosão. O teste LSI é um teste padrão de qualidade da água que mede:

  • pH
  • Condutividade
  • Total de sólidos dissolvidos
  • Alcalinidade
  • Dureza

*Nota: O teste de Langelier não identifica chumbo na água. É necessário um teste separado e específico do eletrodo.

Um amaciante de água ou filtro de água, conectado ao seu abastecimento de água, pode tratar a água áspera antes que ela passe pelos canos. Use um amaciante de água para remover o excesso de minerais que criam acúmulo e dificultam a lavagem. Um filtro de água pode remover produtos químicos e bactérias que aceleram a corrosão. Ele também removerá o sabor da água melhor!

Como limpar a corrosão externa do tubo de cobre?

A corrosão verde do tubo de cobre é o resultado da oxidação. Esta pátina é semelhante à ferrugem em outros tipos de tubos. Com o tempo, esse tipo de corrosão pode levar a problemas maiores.

Para limpar seus canos de cobre, você pode usar um dos dois métodos:

  • Um polidor de metal comercial designado para cobre.
  • Uma pasta de vinagre branco, sal e farinha.

Siga as instruções da embalagem se estiver usando o polidor comercial. Para usar a pasta natural, passe-a nas áreas afetadas e aguarde dez minutos. O ácido no vinagre deve soltar as manchas alcalinas. Limpe com um pano limpo. Repita conforme necessário.

Repare ou substitua seus tubos corroídos:

Não espere que a água cor de ferrugem e as paredes danificadas o informem que você tem um problema de encanamento significativo. Embora a substituição do tubo possa ser um grande trabalho, a alternativa pode ser muito pior. Ligue ou entre em contato com a Desentupidora Hidro Total hoje para que um técnico certificado examine seus tubos quanto à corrosão. Podemos ajudá-lo a decidir o melhor curso de ação quando canos corroídos comprometem sua água.

 

LIMPEZA DE CAIXA DE GORDURA COM GARANTIA CURITIBA

DESENTUPIDORA CURITIBA

Nós da desentupidora Curitiba somos especializados em soluções de desentupimento de pias, tanques, ralos, calhas, limpeza de caixa de gordura e limpeza de fossas. FAÇA JÁ SEU ORÇAMENTO.

Desentupidora Curitiba: Excelência em soluções de desentupimento em Curitiba.

A Curitiba Hidrototal é a sua parceira de confiança para soluções de desentupimento em Curitiba. Com uma equipe altamente qualificada e equipamentos de última geração, estamos prontos para resolver problemas de entupimento em residências, comércios e indústrias.

Oferecemos serviços eficientes e rápidos para desentupir ralos, pias, vasos sanitários e redes de esgoto, garantindo a máxima satisfação dos nossos clientes.

Nossa expertise e comprometimento com a qualidade fazem da Curitiba Hidrototal a escolha ideal para quem busca soluções eficazes e duradouras em desentupimento. Conte conosco para manter seus ambientes livres de obstruções e funcionando perfeitamente.

Faça Seu Orçamento Grátis

Posts Relacionados

Desentupimento de esgoto em Curitiba

Desentupimento de esgoto em Curitiba

A Desentupidora Curitiba ajuda com Desentupimento de esgoto em Curitiba e arredores. Nossas equipes estão em todos os cantos da cidade. Usamos os melhores equipamentos e temos profissionais treinados. Podemos limpar redes de esgoto e vários outros lugares, como caixas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco