Mantenha esse cuidado sempre em dia e evite dores de cabeça e emergências no seu imóvel, entenda como.
Manter as calhas limpas é muito importante para evitar entupimento. Elas são responsáveis pelo escoamento da água pluvial e se houver muito acumulo de sujeira essa passagem pode ficar prejudicada. Casas localizadas em locais com muita vegetação ou com calha posicionada sem a inclinação adequada precisam manter a atenção redobrada.
A limpeza serve para evitar o entupimento, mas caso ele ocorra, pode surgir uma série de problemas. O primeiro deles é que a água parada pode se tornar local propício para a proliferação de organismos. Além disso, o peso provocado pelo acúmulo pode provocar a deformação da calha e necessidade de um reparo maior. A atenção deve ser redobrada nos períodos de chuvas mais intensas e frequentes.
Manter a calha limpa
Depois do que já falamos aqui, você já começou a perceber as vantagens de manter a calha limpa. Além disso, excesso de umidade, infiltrações e até mesmo rachaduras podem ser provocadas pelo acumulo de água nas calhas.
Essa situação pode propiciar a proliferação de mofo e causar prejuízos a saúde respiratória de quem frequenta o espaço. O aconselhado é realizar a limpeza das calhas, ao menos, duas vezes por ano: uma depois da estação mais seca e outra quando acaba a estação mais chuvosa. É sempre melhor contar com a orientação de um profissional especializado no serviço de limpeza de calhas, para escolher o melhor período, e a frequência mais adequada, de acordo com o local onde mora e a clima da sua cidade.
Serviço de limpeza de calha
A limpeza das calhas deve ser realizada com maior frequência em edificações localizadas em áreas com mais vegetação, como já dito, onde o índice pluviométrico é mais alto e quando há edificações mais altas ao redor, que podem resultar em maior acúmulo de resíduos nos telhados vizinhos.
Manter as calhas limpas é relevante tanto para construções residenciais quanto para as comerciais. Para isso, o primeiro passo é a remoção manual da sujeira mais pesada (dos resíduos de maior tamanho). Depois disso, são utilizadas mangueiras para retirar os resíduos remanescentes. Para finalizar, o jato d’água pode ser empregado para verificar se existe alguma obstrução nos tubos de queda.
Desentupimento de calha
De forma geral, a empresa desentupidora vai até o local e avalia a situação das calhas. Depois de aceito o serviço, começa o processo citado acima, que pode incluir o uso de canos e hidrojateamento. Esta técnica emprega água pressurizada que consegue destruir obstruções ao mesmo tempo em que limpa.
Os equipamentos e técnicas empregadas serão escolhidos de acordo com a situação das calhas. Por isso, é sempre importante contar com o auxílio de um profissional. Deixar a execução por conta da mão de obra especializada também é uma questão de segurança, para evitar que alguém se machuque no processo. Além disso, a limpeza e desentupimento profissionais vão garantir maior eficiência ao processo e reduzir as chances de danos à estrutura.
A Hidro Total conta com profissionais capacitados para realizar a limpeza de calhas, preparados para escolher as melhores técnicas e utilizar produtos e equipamentos corretos para a total desobstrução de calhas.
0 comentários