(41) 3229-3336 | (41) 99778-2908 | (41) 99938-1443 desentupidoratotal@hotmail.com

Para onde são levados os resíduos retirados de uma fossa?

3 de janeiro de 2022

WHATSAPP

janeiro 03, 2022
REPARO DE REDES DE ESGOTO

Para onde são levados os resíduos retirados de uma fossa?

Entenda porque a destinação correta é importante e como ela é feita.

Possivelmente você já tenha ouvido falar em fossa séptica. Mas é provável que não conheça a diferenciação entre esse dispositivo e o tanque séptico. A prática de usar a fossa séptica foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante a colonização. Mas esse emprego só foi difundido por aqui no século XVIII com o aumento das vilas e cidades mais populosas.

Essas eram fossas absorventes. Por outro lado, as químicas representam uma alternativa mais moderna, que provavelmente só ganhou popularidade na segunda metade do século XX. Já o tanque séptico (para tratamento de esgoto urbano) pioneiro no Brasil deve ter sido construído em Campinas (SP), em 1892. No entanto, esse método só passou a ser difundido de forma mais ampla no país a partir da década de 1930.

A orientação do uso de tanques sépticos no Brasil passou a ser feita com base nas normas da ABNT em 1963. Mas em 1989, a norma começou a ser revisada e então ocorreu a ampliação e desmembramento da NBR 7229-82. Assim, foram criadas três normas, sendo uma para versar sobre o tanque séptico, outra sobre pós-tratamento dos efluentes e a última sobre a disposição de lodos.

A partir dessa história, podemos compreender que o tratamento da fossa séptica passou por transformações em nosso país e recebeu normas específicas que orientam o seu manejo. Diante disso, é importante conhecer bem as regras específicas e contar com uma empresa que as atenda corretamente.

 

Limpeza de fossa séptica

Realizar a remoção de resíduos contaminantes e limpeza de fossa séptica é essencial para manter o correto funcionamento da rede hidráulica de construções residenciais e comerciais. Para isso, podem ser empregados caminhões limpa-fossa, posteriormente encaminhados a estação de tratamento de esgoto ou a estações de tratamento específicas para esse tipo de resíduo.

Se esse encaminhamento correto não for realizado e os resíduos forem despejados no solo, pode acarretar problemas ambientais e sanitários. O transporte deve contar com veículos e equipamentos apropriados. Normalmente a coleta é realizada por uma bomba acoplada a um caminhão.

O acúmulo de sólidos e líquidos é sugado, de maneira segura, da fossa séptica e posteriormente conduzido para tratamento. Essa segunda etapa é realizada em uma Estação de Tratamento de Efluentes.

 

Destinação correta

A fossa séptica é uma unidade de tratamento de esgoto. Nela ocorre a decomposição dos materiais, que são posteriormente devolvidos à natureza sem causar danos. Durante um período, esse dispositivo transforma compostos em substâncias mais simples e estáveis. Mas, nem todos os resíduos são decompostos por esse processo, formando o lodo acumulado no fundo do tanque.

Esse efluente fica contaminado por bactérias prejudiciais a saúde, que não podem ser despejadas no ambiente sem o devido tratamento. Por isso, é necessário seguir as normas para a remoção desse material.

A limpeza de fossa séptica precisa ser realizada de forma eficiente, para que não sobre resíduo no seu interior. Se isso ocorrer, pode prejudicar o funcionamento do equipamento.

A empresa que realiza o trabalho de higienização precisa ser certificada por órgãos competentes. Depois da correta coleta, os resíduos sanitários são levados por veículos licenciados. Como a substância é considerada infectante, — de acordo com a classificação da Agência Nacional de Transportes Terrestres — o transporte deve ser realizado por caminhões destinados exclusivamente para esse fim.

Para fazer a correta higienização da sua fossa séptica e encaminhamento de acordo com as normas vigentes, conte com a Hidro Total. Entre em contato e faça um orçamento.

DESENTUPIDORA CURITIBA

DESENTUPIDORA CURITIBA

Nós da desentupidora Curitiba somos especializados em soluções de desentupimento de pias, tanques, ralos, calhas, limpeza de caixa de gordura e limpeza de fossas. FAÇA JÁ SEU ORÇAMENTO.

Veja Mais Artigos 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco