(41) 3229-3336 | (41) 99778-2908 | (41) 99938-1443 desentupidoratotal@hotmail.com
Para onde são levados os resíduos retirados de uma fossa?

3 de janeiro de 2022

3 de janeiro de 2022

WHATSAPP

REPARO DE REDES DE ESGOTO

Para onde são levados os resíduos retirados de uma fossa?

Entenda porque a destinação correta é importante e como ela é feita.

Possivelmente você já tenha ouvido falar em fossa séptica. Mas é provável que não conheça a diferenciação entre esse dispositivo e o tanque séptico. A prática de usar a fossa séptica foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante a colonização. Mas esse emprego só foi difundido por aqui no século XVIII com o aumento das vilas e cidades mais populosas.

Essas eram fossas absorventes. Por outro lado, as químicas representam uma alternativa mais moderna, que provavelmente só ganhou popularidade na segunda metade do século XX. Já o tanque séptico (para tratamento de esgoto urbano) pioneiro no Brasil deve ter sido construído em Campinas (SP), em 1892. No entanto, esse método só passou a ser difundido de forma mais ampla no país a partir da década de 1930.

A orientação do uso de tanques sépticos no Brasil passou a ser feita com base nas normas da ABNT em 1963. Mas em 1989, a norma começou a ser revisada e então ocorreu a ampliação e desmembramento da NBR 7229-82. Assim, foram criadas três normas, sendo uma para versar sobre o tanque séptico, outra sobre pós-tratamento dos efluentes e a última sobre a disposição de lodos.

A partir dessa história, podemos compreender que o tratamento da fossa séptica passou por transformações em nosso país e recebeu normas específicas que orientam o seu manejo. Diante disso, é importante conhecer bem as regras específicas e contar com uma empresa que as atenda corretamente.

 

Limpeza de fossa séptica

Realizar a remoção de resíduos contaminantes e limpeza de fossa séptica é essencial para manter o correto funcionamento da rede hidráulica de construções residenciais e comerciais. Para isso, podem ser empregados caminhões limpa-fossa, posteriormente encaminhados a estação de tratamento de esgoto ou a estações de tratamento específicas para esse tipo de resíduo.

Se esse encaminhamento correto não for realizado e os resíduos forem despejados no solo, pode acarretar problemas ambientais e sanitários. O transporte deve contar com veículos e equipamentos apropriados. Normalmente a coleta é realizada por uma bomba acoplada a um caminhão.

O acúmulo de sólidos e líquidos é sugado, de maneira segura, da fossa séptica e posteriormente conduzido para tratamento. Essa segunda etapa é realizada em uma Estação de Tratamento de Efluentes.

 

Destinação correta

A fossa séptica é uma unidade de tratamento de esgoto. Nela ocorre a decomposição dos materiais, que são posteriormente devolvidos à natureza sem causar danos. Durante um período, esse dispositivo transforma compostos em substâncias mais simples e estáveis. Mas, nem todos os resíduos são decompostos por esse processo, formando o lodo acumulado no fundo do tanque.

Esse efluente fica contaminado por bactérias prejudiciais a saúde, que não podem ser despejadas no ambiente sem o devido tratamento. Por isso, é necessário seguir as normas para a remoção desse material.

A limpeza de fossa séptica precisa ser realizada de forma eficiente, para que não sobre resíduo no seu interior. Se isso ocorrer, pode prejudicar o funcionamento do equipamento.

A empresa que realiza o trabalho de higienização precisa ser certificada por órgãos competentes. Depois da correta coleta, os resíduos sanitários são levados por veículos licenciados. Como a substância é considerada infectante, — de acordo com a classificação da Agência Nacional de Transportes Terrestres — o transporte deve ser realizado por caminhões destinados exclusivamente para esse fim.

Para fazer a correta higienização da sua fossa séptica e encaminhamento de acordo com as normas vigentes, conte com a Hidro Total. Entre em contato e faça um orçamento.

LIMPEZA DE CAIXA DE GORDURA COM GARANTIA CURITIBA

DESENTUPIDORA CURITIBA

Nós da desentupidora Curitiba somos especializados em soluções de desentupimento de pias, tanques, ralos, calhas, limpeza de caixa de gordura e limpeza de fossas. FAÇA JÁ SEU ORÇAMENTO.

Desentupidora Curitiba: Excelência em soluções de desentupimento em Curitiba.

A Curitiba Hidrototal é a sua parceira de confiança para soluções de desentupimento em Curitiba. Com uma equipe altamente qualificada e equipamentos de última geração, estamos prontos para resolver problemas de entupimento em residências, comércios e indústrias.

Oferecemos serviços eficientes e rápidos para desentupir ralos, pias, vasos sanitários e redes de esgoto, garantindo a máxima satisfação dos nossos clientes.

Nossa expertise e comprometimento com a qualidade fazem da Curitiba Hidrototal a escolha ideal para quem busca soluções eficazes e duradouras em desentupimento. Conte conosco para manter seus ambientes livres de obstruções e funcionando perfeitamente.

Faça Seu Orçamento Grátis

Posts Relacionados

Desentupimento de esgoto em Curitiba

Desentupimento de esgoto em Curitiba

A Desentupidora Curitiba ajuda com Desentupimento de esgoto em Curitiba e arredores. Nossas equipes estão em todos os cantos da cidade. Usamos os melhores equipamentos e temos profissionais treinados. Podemos limpar redes de esgoto e vários outros lugares, como caixas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco